Seguidores

03/05/2019

E HOJE É 6º FEIRA.... DIA DE VISITAR PARIS

Boa tarde pessoal!!! e a sexta feira chegou..... dia de relaxar... tirar as preocupações da cabeça.... acalmar o coração.... namorar.... ficar juntinho.... e de sonhar.... é sonhar como eu sempre faço quando me deparo com imagens que me remetem a Paris!!!! minha cidade de alma e coração!!!! e hoje vou contar um pouquinho da história de algumas igrejas da minha cidade luz!!!!! me acompanhem nessa jornada!!!!!


Catedral de Notre Dame



A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris; em português: "Catedral de Nossa Senhora de Paris") localizada no 4º arrondissement é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. A Catedral de Notre Dame sempre foi o centro religioso da cidade e um dos seus maiores pontos turísticos.
A catedral surge intimamente ligada à idéia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como conseqüência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do acidente ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso

A Igreja de Saint-Louis-en-l'Île



A Église Saint Louis-en-l'Île localizada no 4º arrondisement começou a ser erguida em outubro de 1664, conforme projeto de Louis Le Vau, o conhecido arquiteto de Versailles, que dirigiu a obra até sua morte, em 1676. A construção foi completada por Gabriel Le Duc, arquiteto que realizou Val de Grâce. A fachada simples e discreta esconde uma arquitetura interior ricamente ornamentada no estilo Barroco. A igreja foi consagrada ao mítico Saint Louis, que foi rei da França como Louis IX de 1226 a 1270, e participou de duas Cruzadas para libertar Jerusalém: a Sétima Cruzada, em 1248, e a Oitava Cruzada, em 1270. Como a igreja esta alinhada com as demais construções ela só é notada de longe pelo relógio fixado ao campanário, que sobressai e avança sobre a calçada.

  Igreja de Saint-Sulpice    



A construção da igreja Saint Sulpice começou em 1733 e foi concluída em 1776. Edifício histórico, de arquitetura neo-clássica, é a segunda igreja mais alta da cidade. 

Consagrada a São Sulpício, o "Piedoso", abriga em seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios que ficou conhecido pela menção no filme "O Código da Vinci". Nela são celebrados regularmente concertos de órgão, utilizando-se o seu antigo instrumento, construído em 1862 e que tem 15.836 tubos. 
A igreja está diante da Praça de St Sulpice, localizada no 6º arrondissement  construída na segunda metade do século XVIII; aonde se destaca a "Fontaine des Quatre Points Cardinaux",


A Igreja da Santíssima Trindade



É uma igreja católica romana localizada no 9º arrondissement de Paris, França. A igreja é um edifício do período do Segundo Império, construído entre 1861 e 1867 a um custo de quase 5 milhões de francos.
La Trinité, como é conhecida, foi projetada por Théodore Ballu como parte do embelezamento e reorganização de Paris sob o Barão Haussmann. Figuras exteriores de fé, esperança e caridade na igreja foram esculpidas por Eugène-Louis Lequesne. A igreja de 93 metros de comprimento tem uma torre sineira de 63 metros de altura encimada por uma cúpula. O coro é dez degraus mais alto que a nave e rodeado por um ambulatório.  Também tem o nome da rue de La Trinité e da Praça de La Trinité.


Catedral Basílica de Saint Denis



A Catedral Basílica de Saint Denis (em francês: Cathédrale royale de Saint-Denis, ou apenas Basilique Saint-Denis, antigamente chamada de Abbaye de Saint-Denis) localizada no 10º arrodissement é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris. A igreja abacial foi nomeada catedral em 1966 e é a residência do Bispo de Saint-Denis, Pascal Michel Ghislain Delannoy. O edifício é de grande importância histórica e arquitetônica. Embora seja universalmente conhecido como a “Basílica de Saint-Denis" na verdade, tem oficialmente o título "Catedral-Basílica". Desde 1966, a abadia tornou-se catedral e sede da diocese de Saint-Denis
A abadia é onde os reis da França e suas famílias eram sepultados através dos séculos e é, portanto, muitas vezes referida como o "cemitério real da França". Todos, exceto três dos monarcas da França do século X até 1789 têm seus restos mortais lá. Alguns monarcas, como Clóvis I (465-511), não foram originalmente sepultados neste local. Os restos mortais de Clóvis I foram exumados da espoliada Abadia de St Geneviève que ele mesmo fundou.


Igreja Notre-Dame-de-la-Croix



A Igreja Notre-Dame-de-la-Croix é um edifício católico parisiense localizado no distrito de Ménilmontant, no 20º arrondissement.
 Esta vasta igreja (97 metros de comprimento, 38 metros de largura, 20 metros de altura sob a abóbada da nave) combina elementos neo-românicos e neo-góticos. É também conhecida pela sua torre de 78 metros de altura e pela sua escadaria monumental que precede a sua fachada. É uma das maiores igrejas de Paris ( maior em Paris)
O nome da igreja vem de uma estátua da Santíssima Virgem originalmente localizada em um estabelecimento de Menilmontant, propriedade dos irmãos da Santa Cruz, cânones regulares instalados em Paris St. Croix  Rua de Bretonnerie(edifício destruído durante a revolução de 1789).
A igreja atual foi projetada durante o reinado de Napoleão III, pelo arquiteto Louis-Jean-Antoine Héret (1821-1899) em estilo neo-                 românico. Ele é construído na encosta íngreme da colina Ménilmontant, que exigiu a construção de uma escadaria de 54 degraus para compensar a diferença de nível entre o local da fachada e a cabeceira.

 Fontes: Wikipedia; Pinterest

Uma final de semana de sonhos realizados para todos nós!!! Beijos Millll. Fátima

LOJINHA ATELIER ESPAÇO ARTESANATO DO CÉU

Placa Viagens - R$ 15,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada pela visita! Beijos Mill

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...