Seguidores

27/08/2019

QUE TAL UM POUCO DE JARDINAGEM?

Boa noite pessoal!!! tem uma nova tag pois vou começar a falar um pouco de jardinagem que andei pesquisando no "papai" Google e também mostrar um pouco das plantas que tenho no meu jardim......


CLOROFITO


clorofito, de nome científico Chlorophytum comosum, é uma planta relativamente pequena que atinge até 60 cm de altura e tem folhas finas e compridas com listras verticais, o que justifica ser também chamada de "gravatinha". O clorofito é uma planta herbácea verde facilmente cultivável e gera pequenas flores brancas em suas extremidades, por isso costuma ser utilizada em residências como parte da decoração.
Como plantar clorofito
Jardins com clorofito são muito funcionais pois a planta pode ser utilizada para rodear árvores, dando um aspecto muito interessante ao jardim, além de também servir para arbustos e canteiros compostos de outras espécies floríferas. Fora as diversas maneiras de se utilizar o clorofito para paisagismo, a planta também pode ficar em ambientes internos, principalmente se colocada em vasos suspensos, pois suas folhas pendem para os lados assim como samambaias, tornando-se um ótimo objeto decorativo.
O clorofito é uma planta pouco exigente, entretanto, antes de plantá-la devemos tomar alguns cuidados principalmente em relação ao ambiente onde acontecerá a plantação. Os cuidados prévios à plantação são:
Escolha o local do plantio sem se esquecer de que plantas como o clorofito não lidam bem com altas temperaturas e devem permanecer sempre em temperatura máxima de 25ºC, apesar disso, são plantas que lidam muito bem com o sol e ganham uma tonalidade desbotada caso sejam colocadas em ambiente escuro. O clorofito é uma planta de sol e de sombra, mas a sombra não pode impedir o contato com luz do sol.
Adube bastante a terra onde o plantio será feito, pois o clorofito é uma planta de raízes fortes e grossas capazes de absorver muito nutriente e consumir o que o adubo fornece de forma mais rápida do que plantas de raízes finas
 Agora que você já sabe como preparar o terreno antes de plantação, veja abaixo como plantar clorofito:
1.                 Cave um buraco que tenha profundidade próxima ao tamanho das raízes do clorofito;
2.                 Faça uma mistura de adubo com terra e deixe-a separada próxima ao local de plantio;
3.                 Coloque o clorofito no buraco na terra até a altura em que suas raízes estiverem completamente cobertas;
4.                 Pegue a mistura de terra com adubo e coloque nos espaços vazios do buraco na terra onde o clorofito foi plantado.

Como plantar clorofito em vaso
1.                 Escolha um vaso mediano para que as raízes da planta tenha espaço suficiente para continuar crescendo e não esmagá-las abaixo da terra;
2.                 Coloque no vaso aproximadamente 10 cm de terra;
3.                 Coloque o clorofito no vaso até que suas raízes atinjam a terra previamente depositada;
4.                 Preencha o vaso com terra e adubo até que as raízes da planta sejam completamente cobertas com a mistura;
Como adubar e cuidar de clorofito
 Por ser uma planta de raízes grossas e que absorve bastante nutriente, é recomendado que se adube os clorofitos no mínimo uma vez ao mês. O adubo recomendado para clorofito é o NPK 10-10-10, também recomendado para todas outras plantas que não produzem frutos, já que essa planta não tem necessidades específicas como outras plantas têm. Vale lembrar que o clorofito é uma espécie de fácil manutenção.
Para adubar o clorofito siga os seguintes passos:
1.                 Utilize 2 colheres de adubo pra cada 10kg de terra, caso você não tenha como pesar a terra e não faça idéia do quanto em volume seja 10kg de terra, olhe atrás da embalagem do NPK, lá você encontrará as proporções e serem utilizadas de acordo com o terreno a ser adubado em m².
2.                 Misture o adubo com a terra;
3.                 Coloque a terra adubada de maneira uniforme em todo o terreno, tome cuidado para evitar contato direto entre o adubo e as raízes, pois isso pode ocasionar em queimaduras severas na planta.
Caso seja de sua preferência, também é possível utilizar adubo orgânico.
Se você também quer saber como poder clorofito, saiba que não há necessidade de poda nessa espécie, apenas remova galhos e folhas secas e mortas caso apareçam.
Clorofito: como fazer mudas
 É bastante simples, basta seguir os seguintes passos:
1.                 Pegue dois vasos medianos e encha-os com 10 cm de terra, esse espaço livre abaixo da planta as permitirá continuar crescendo, visto que haverá espaço livre para que suas raízes de desenvolvam;
2.                 Retire a planta do vaso e faça uma limpeza em suas raízes e na terra, removendo restos de raízes mortos, realize esse processo tomando cuidado para não danificar a planta;
3.                 Encontre na base do clorofito seus diferentes caules e os separe com uma faca afiada, fina e esterilizada. Não é necessário separar todos os caules e criar diversas mudas, é possível remover apenas 1 caso o objetivo seja criar apenas 1 muda;
4.                 Coloque tanto a planta original quanto a muda nos respectivos vasos e complete-os com terra e adubo até que as raízes dos clorofitos estejam completamente cobertos.

MARGARIDA DE JARDIM




Passos a seguir:

1 - As margaridas costumam ter um tamanho entre 25 e 70 centímetros se as plantar em vasos. Lembre-se primeiro de cultivá-las em um lugar muito ensolarado da casa, se possível, perto de uma janela.

2 - As margaridas precisam ser regadas com freqüência. Elas não devem ser encharcadas porque poderiam morrer, mas devem ser regadas a cada 2 ou 3 dias.

3 - A terra onde crescem deve ser argilosa e requer também de uma boa drenagem.

4 - Para cuidar das margaridas, o ideal é que cresçam em um lugar com temperaturas agradáveis, entre 15 e 25ºC. Mas como é uma flor dura, agüenta bem as geadas.
O melhor momento para plantá-las é a primavera  Suas primeiras flores costumam aparecer logo depois de plantadas.

MARANTA PENA DE PAVÃO



A maranta-pena-de-pavão é uma planta herbácea, rizomatosa, excelente como forração em áreas semi-sombreadas. As folhas ornamentais são ovais com manchas escuras e com o verso branco. Há duas principais variedades em cultivo, a M. leuconeura kerchoveana, (de folhas em tons de verde – planta da foto) e a M. leuconeura erythroneura (de folhas com veias vermelhas). As flores são brancas e discretas e não tem importância ornamental. Muito utilizada para cobrir o solo sob copas de árvores. Pode ser cultivada em vasos também.
Deve ser cultivadas sempre a meia-sombra, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica mantido úmido. Em geral é uma planta rústica, mas é sensível à falta de água. Não é tolerante a geadas. Pode ser cultivada em todo o país. Multiplica-se por divisão da planta, desde que cada muda seja completa, isto é com folhas, rizoma e raízes.


Beijos Milllll. Fátima

LOJINHA ATELIER ESPAÇO ARTESANATO DO CÉU

Grade para Jardim Cactus - R$ 28,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada pela visita! Beijos Mill

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...